Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Flora intestinal: saiba o que é e conheça sua importância para a saúde

Você certamente já ouviu falar da flora intestinal, não é? Afinal, muitos alimentos têm como sua principal vantagem ajudar no funcionamento dos intestinos e esse termo é sempre citado. Mas, você sabe bem o que ele significa e como cuidar desse aspecto tão importante da saúde?

Um dos órgãos mais importantes do corpo humano é o intestino delgado. Este órgão tem, por exemplo, ligação direta com o sistema imunológico, onde é encontrada grande parte das células de defesa do nosso corpo.

Portanto, cuidar da flora intestinal é absolutamente essencial para a saúde. Continue lendo o post e entenda melhor o que isso significa e quais alimentos fazem bem para o intestino, contribuindo com sua microbiota.

O que é a flora intestinal?

Ficou claro que o intestino é importante, mas para entender bem o seu funcionamento, o conceito de flora intestinal é fundamental. Também conhecido como microbiota intestinal, é um conjunto de mais de 100 trilhões de células.

Essas células têm, na sua maioria, bactérias e incluem outros tipos de microorganismos. Naturalmente, existem aquelas que são benéficas e aquelas que fazem mal ao corpo.

Portanto, as benéficas têm objetivos como ajudar o sistema imune e facilitar a digestão, mas também manter as negativas em controle. Daí a expressão, manter a flora intestinal equilibrada.

Não manter este equilíbrio, pode trazer diversos problemas para o corpo, como quadros inflamatórios, colite ulcerativa e até a doença de Crohn.

Como cuidar da flora intestinal?

É relativamente simples o cuidado com a flora intestinal. Afinal, os bons hábitos alimentares são preponderantes para a preservação da microbiota.

Por um lado, aqueles que comem muitos alimentos processados, têm uma maior disposição para o desequilíbrio da flora intestinal.

Por outro, uma dieta saudável, priorizando verduras, legumes, frutas e outros alimentos, resulta em uma melhor saúde intestinal. Confira alguns exemplos de alimentos recomendados:

Iogurte e probióticos

Uma das formas mais evidentes de trazer equilíbrio para a flora intestinal é consumindo alimentos que contenham as boas bactérias. É por isso que os iogurtes e probióticos são tão importantes.

Alimentos ricos em fibras

Fibras solúveis, também conhecidas como prebióticos, facilitam o crescimento da flora saudável, pois contribuem para um funcionamento melhor do órgão.

Mas, alguns merecem atenção especial. Por exemplo, o feijão-branco, pode ter até o dobro de fibras da opção convencional.

Já a aveia, é um dos alimentos mais importantes, podendo até fazer parte da dieta diária. Ela tem uma fibra única, que serve como nutriente para as bactérias saudáveis do intestino.

Polifenóis

Alimentos deste tipo, como chocolate amargo, brócolis, cebola, amêndoas e uvas, não são facilmente absorvidos pelo sistema digestivo, sendo as bactérias da microbiota, as  grandes responsáveis pela sua digestão. Dessa forma, as “bactérias do bem” também se alimentam e se multiplicam.

Cereais integrais

O mesmo raciocínio dos itens anteriores. Suas fibras chegam ao intestino grosso sem serem degradadas. Mais uma vez, a microbiota intestinal presta auxílio à digestão.

Ou seja, são mais uma fonte de nutrição para as boas bactérias. São encontrados em alimentos como arroz integral, chia, granola e linhaça.

Gostou de saber mais sobre a flora intestinal? Aqui na QualiFarma SP você encontra probióticos que a preservam, contribuindo para sua imunidade. Clique aqui para falar conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima