Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Circunferência abdominal: entenda o que ela diz sobre sua saúde

Você já parou para pensar no que a circunferência abdominal pode dizer sobre a sua saúde? Afinal, ao contrário do que se pensa, não é relevante apenas do ponto de vista estético.

Na verdade, o abdome é uma região do corpo que acumula bastante gordura. Por isso,  uma grande circunferência abdominal é um sinal bem claro de que pode haver um desequilíbrio na alimentação. A partir daí, pode-se elencar também riscos para a saúde, especialmente no longo prazo.

Então, quer entender melhor o que a circunferência abdominal pode dizer sobre sua saúde? Continue lendo este artigo!

Entenda por que a gordura abdominal é tão perigosa

Mencionamos acima que o abdome é uma região do corpo onde existe um grande acúmulo de gorduras. Porém, para entender o motivo do perigo, é preciso destacar a diferença entre gordura visceral e subcutânea.

Gordura subcutânea é aquela que fica abaixo da pele, entre a mesma e os músculos. É um tipo de gordura que não é um pouco menos nociva à saúde, sendo mais fácil eliminá-la.

Por outro lado, a gordura visceral fica localizada entre a parede posterior do músculo abdominal e a parede anterior da artéria aorta. O problema é que a quebra deste tipo de gordura, é metabolizada no fígado. Logo, o resultado é uma sobrecarga deste órgão.

Portanto, isso pode gerar um efeito cascata. Sendo assim, é uma característica que está relacionada diretamente com uma menor expectativa de vida.

Qual é a medida de circunferência abdominal ideal?

Existe uma associação deste cuidado com o famoso IMC (Índice de Massa Corporal). Porém, esta medida não é das mais precisas, por desconsiderar como é a distribuição de gordura pelo corpo.

Como vimos acima, a gordura localizada no abdome é mais perigosa do que a presente em outras áreas do corpo.

Um estudo feito a Mayo Clinic, nos Estados Unidos, por James Cerhan e seus colaboradores, ilustra a relação entre o índice de mortalidade e a circunferência abdominal.

Neste projeto, foram feitos 11 estudos distintos com 650 mil participantes. Durante os estudos, foi observado que homens com circunferência maior do que 110 cm têm um índice de mortalidade 52% maior do que homens com menos de 90 cm.

Para as mulheres, as que tinham circunferência maior do que 95 cm, apresentam mortalidade 80% maior do que as com 70 cm.

Por fim, a medição é bem simples. Basta colocar uma fita métrica na circunferência do abdômen, na altura do umbigo e medir.

Como a farmácia de manipulação pode ajudar?

Como ficou claro, a circunferência abdominal representa riscos para a saúde. O limite é 90 cm para homens e 80 cm para mulheres. Para quem está acima disso, é preciso tomar cuidado e começar um programa de redução de peso.

Neste sentido, a farmácia de manipulação pode ajudar. Através dela, é possível manipular suplementos e nutracêuticos que ajudam a reduzir o gerenciar o peso, segundo a necessidade. E disso a gente entende! Clique aqui para falar com nossa equipe especializada.

Sobretudo, não deixe de consultar seu médico, ok?

Gostou do post? Ficou claro por que a circunferência abdominal vai muito além da estética? Então, compartilhe-o nas nas suas redes sociais, nos ajudando a promover mais saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima