Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Quais são os tipos de hidratantes? Nós explicamos!

Normalmente, as pessoas têm dúvidas se o hidratante corporal também serve para o rosto. Existem vários tipos de hidratantes, portanto, não são todos iguais. Cada tipo pode se adequar às necessidades de determinadas regiões do nosso corpo e tipo de pele.

A hidratação da nossa pele é muito importante para mantê-la saudável, bonita e protegida. Além disso, estamos sempre expostos a agentes externos que, se não nos cuidarmos devidamente, podem causar problemas na derme. Logo, o cuidado adequado melhora a saúde e valoriza a autoestima.

Sob esse ponto de vista, continue conosco e veja o que considerar para escolher o produto ideal para a sua pele!

Como os hidratantes agem na pele?

Bem, sabemos da necessidade de hidratação interna e externa do corpo. A quantidade de água que tomamos é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo.

Já os hidratantes têm o papel de desenvolver a manutenção da barreira protetora da pele, que é formada por suor e sebo. Com produtos de diferentes ativos, é possível proteger e manter a elasticidade da pele.

Existem momentos em que a hidratação é essencial, como no pós-banho. Afinal, a pele pode ressecar devido à temperatura da água, os produtos utilizados no banho e o tempo gasto. Então, essa é a situação ideal para aplicar o produto hidratante. Ao escolher um item que se adéqua à região do seu corpo, é possível conservar uma aparência jovial, cheia de viço e saudável.

Quais os tipos de hidratantes e suas áreas de uso?

A rotina de cuidados com a pele depende de um cronograma diário ou semanal. Esse comprometimento ajuda a manter sua saúde em dia, mas é importante saber o produto correto de uso. Vamos conhecer mais detalhes sobre eles abaixo.

Corpo

Algumas partes do corpo são mais secas e dependem muita da sua atenção no momento de hidratar. Por exemplo, as pernas, os joelhos, cotovelos e pés têm menos glândulas sebáceas, e a falta de cuidado resulta na formação de rachaduras. Alguns bons produtos para essas áreas são a loção, o óleo corporal e as manteigas nutritivas.

Outra região que precisa de hidratação é a mão, que costuma estar sempre em contato com produtos de limpeza e outros que provocam ressecamento. Portanto, é essencial manter a hidratação para reparar os danos causados pelas atividades constantes da rotina.

Rosto

Devido à concentração de gordura presente no nosso rosto, é fundamental abandonar a ideia de que o hidratante corporal serve para o rosto. Afinal, esse tipo de produto pode gerar alergias e irritações na pele. Isso acontece porque os hidratantes corporais têm maior propriedade hidratante, com ativos próprios para a pele do corpo, que é mais seca naturalmente.

Já a pele do rosto necessita de cremes hidratantes com fórmula não oleosa, para não pesar e obstruir os poros. Além disso, é possível focar em diferentes ativos de acordo com as necessidades de cada tipo de pele. É importante, ainda, focar em um cronograma facial que iniba a oleosidade na região e mantenha uma boa aparência.

Ao citar o rosto, também devemos falar sobre os lábios, que podem ressecar com o frio ou calor. O ideal é manter a hidratação e esfoliar ao menos duas vezes na semana. Produtos como hidratante labial, lip balm e protetor solar labial são indicados.

Quais os tipos de ativos usados?

Entre os tipos de hidratantes, existem aqueles divididos por ingredientes característicos:

  • umectante: ajuda a reter água na epiderme para criar uma hidratação imediata. São exemplos de ativos a ureia, a glicerina e o ácido hialurônico;
  • oclusivo: forma uma camada protetora, impedindo a perda de água do corpo provocada pela evaporação. Alguns exemplos são os óleos ou manteigas vegetais;
  • emoliente: deixa a pele mais flexível e macia, ajudando a reter água. Ceramidas e manteigas de karité e murumuru têm essa propriedade;
  • biológico: potencializa a hidratação da derme e epiderme, agindo na camada superficial e intermediária da pele. Carrega propriedades vitamínicas e antioxidantes.

Neste conteúdo você aprendeu quais são os principais tipos de hidratantes e como podemos usá-los em diferentes áreas do corpo. Portanto, considere esses ativos para escolher opções que melhoram o aspecto das regiões do seu corpo.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe com os amigos estas informações e dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima