Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

4 tipos de dor de cabeça e como identificar

Os diferentes tipos de dor de cabeça são um sinal comum do corpo que pode estar associado a diversos fatores físicos ou mentais. Por isso, é importante saber identificar para buscar uma melhor qualidade de vida. Afinal, o equilíbrio entre a mente e o corpo requer cuidados diários.

A qualidade de vida depende de hábitos no nosso dia a dia que visam a valorização do bem-estar. Ao saber com exatidão o que acontece conosco, é possível identificar a raiz do problema e buscar a solução com mais precisão. Sem dúvidas, é uma ótima forma também de descrever com mais certeza o que você sente ao médico e ele saber o que prescrever.

Continue conosco e veja as características dos principais tipos de dor de cabeça e por que são um sinal de alerta.

Por que essas dores são um sinal de algo errado?

De maneira geral, as dores na região da cabeça não necessariamente podem se classificar como uma doença em si. Entretanto, a persistência requer uma atenção maior do indivíduo. Certamente, é um fator que gera muito incômodo, por isso muitas pessoas recorrem à automedicação para solucionar esse problema. No entanto, os analgésicos podem mascarar a causa real dessas dores ou aumentar a proporção do seu quadro.

Sendo assim, é ideal colocar em mente que quando elas aparecem é sinal da necessidade de buscar soluções que melhoram o bom funcionamento do nosso organismo. Ou então, que proporcionam um bem-estar emocional. Isso porque a dor de cabeça é uma resposta do corpo dizendo que algo está errado, podendo até ser consequência de doenças ainda não identificadas ou infecções. Por isso, os exames de rotina são necessários.

Quais são os principais tipos de dor de cabeça?

As dores ocorrem em diferentes regiões da cabeça, mas ao identificá-las com maior precisão, é possível tomar soluções eficientes para aliviar o incômodo. Saiba mais a seguir!

1. Tensional

Apresenta uma dor de moderada a leve, normalmente causada pela má qualidade de sono ou posição desfavorável ao relaxamento noturno. Ela envolve as têmperas e extensão da testa. É uma dor de peso ou aperto, bilateral. A maioria das pessoas que passam por estresse e crises de ansiedade costuma senti-la com frequência.

2. Enxaqueca

Normalmente, esse é um dos tipos de dor de cabeça que a maioria das pessoas julga ter. Entretanto, indivíduos que sofrem de enxaqueca se queixam de dor latejante em apenas um lado da cabeça. Entre os sintomas estão a dificuldade de concentração, tonturas, incômodo com ruídos e luz, além de irritabilidade.

3. Cefaleia em salvas

A cefaleia em salvas é mais forte que a enxaqueca e apresenta grande dor pulsátil, predominante na região ocular. Pode causar vermelhidão, inchaço e/ou lacrimejamento do olho.

4. Cefaleia secundária à hipertensão

Quando uma pessoa tem episódios de pico hipertensivo, é comum sofrer dores de cabeça. Mas esse é apenas um dos sintomas que se apresentam no corpo de alguém que sofre de pressão alta. Nesse e nos outros casos citados anteriormente, é recomendável procurar um médico de sua confiança para que ele possa dar as melhores orientações de tratamento.

Neste artigo você teve a oportunidade de conhecer os principais tipos de dor de cabeça e como é possível diferenciar as dores comuns da enxaqueca. Portanto, leve essas informações com você para saber solucionar eventuais quadros.

Quer saber mais? Continue conosco e veja quais são as principais doenças de outono e seus pontos de atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima