Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

O que se sabe sobre as sequelas da Covid-19?

O coronavírus é o nome de uma família de vírus constantemente pesquisada desde 1960. Diversos aspectos ainda devem ser estudados mais profundamente, principalmente sobre o agente nCoV-2019 que causa a Covid-19. Apesar de ser uma doença nova, detectada em 2020, algumas sequelas da Covid-19 já são conhecidas.

A coluna Viva Bem, do portal UOL, replicou uma entrevista com Nicolas Barizien, médico do hospital parisiense Foch. O doutor observou os impactos na qualidade de vida, como a falta de ar mesmo nas atividades mais leves do dia a dia.

Reunimos alguns dados sobre essas e outras sequelas para que você fique por dentro do que já se sabe sobre os efeitos do coronavírus após a recuperação. Acompanhe a leitura!

Dificuldades para respirar

Uma das sequelas da Covid-19 mais relatadas é a dificuldade para respirar. Para muitas pessoas, é um dos primeiros sintomas apresentados e permanece meses após a cura da doença. De acordo com a CNN, 63% dos pacientes entrevistados, 6 meses após a recuperação, relataram que continuam se sentindo fadigados.

Outra reportagem publicada no caderno Viva Bem traz o depoimento do pneumologista do hospital Alemão Oswaldo Cruz, Gustavo Prado, contando que o volume de pacientes que o procuram por cansaço e falta de ar é grande, e está presente mesmo em pessoas que não atingem um estado considerado crítico da doença.

Problemas renais

A mesma reportagem publicada pela CNN, que pesquisou as sequelas do coronavírus em pacientes após a internação, notou problemas renais. Um estudo publicado no jornal oficial da Sociedade Internacional de Nefrologia, o Kidney Internacional, confirma a situação. Dos 5.449 pacientes avaliados, 36,6% desenvolveram uma lesão renal aguda.

O problema foi notado principalmente em pacientes com um quadro de insuficiência respiratória, em 89,7% desses casos. Em contrapartida, apareceu em 21,7% dos pacientes que não precisaram ser entubados. Ademais, entre os fatores de risco, está diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Problemas de coração

Em outra matéria publicada na CNN, há registros de que uma das sequelas da Covid-19 está relacionada ao coração. Portanto, mesmo após a eliminação do vírus do organismo e da recuperação do paciente, observaram-se algumas alterações na coagulação do sangue – especialmente em pessoas que submeteram-se à ventilação mecânica. Ainda, o estudo apresentado na matéria aponta que um quarto dos pacientes infectados foram diagnosticados com um problema chamado lesão miocárdica.

Perda de olfato e/ou paladar

Ao lado das dificuldades para respirar, a perda de olfato e/ou paladar surge como um dos sintomas da doença que também se torna uma sequela da Covid-19. No início deste artigo, mencionamos uma publicação na coluna do portal UOL. Nessa mesma matéria, uma professora de Paris conta que adoeceu em março de 2020 e, no mês de dezembro do mesmo ano, ainda não havia recuperado o olfato e o paladar.

Desde o surgimento da doença, estamos acostumados a prestar atenção nos sintomas iniciais da doença. No entanto, conhecer as principais sequelas da Covid-19 é mais um motivo para cuidar da saúde e focar na prevenção. Afinal, mesmo após a recuperação, as consequências podem continuar afetando nossa saúde e qualidade de vida.

Então, gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais para alertar mais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima