Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Lavar o nariz com soro faz mal? A gente explica aqui!

As alergias da primavera, as doenças do inverno e até o aumento de poeira e tempo seco do verão nos lembram da importância de buscar soluções que ajudam a prevenir problemas respiratórios. Entre as opções disponíveis, a lavagem nasal é uma opção bastante popular. Entretanto, será que lavar o nariz com soro faz mal? Muitas pessoas sofrem de rinite ou sinusite e buscam alternativas a remédios para auxiliar a prevenir as crises.

Vale lembrar que o automedicamento e fazer demais procedimentos sem acompanhamento correto pode piorar silenciosamente o seu quadro. Afinal, o recomendável é sempre contar com ajuda de um médico e seguir as recomendações desse profissional. Logo, é natural que muitas pessoas questionem a eficácia de tal método que ganha mais visibilidade a cada dia.

Diante disso, vamos esclarecer se a lavagem nasal é ou não benéfica e quais são os passos para realizar o procedimento corretamente. Confira!

É verdade que lavar o nariz com soro faz mal?

Em resumo, não. Aliás, lavar o nariz com soro é um procedimento bastante necessário nos dias de hoje. Ao passo que ajuda a nos prevenir de gripes, resfriados e auxilia no trato respiratório, principalmente com pacientes que sofrem com crises de rinite ou sinusite.

Afinal, a solução promove a redução da concentração de ácaros e de outros agentes irritantes na narina. Além disso, essa alternativa milenar permite desobstruir as vias aéreas, hidratar as mucosas e reduzir os casos de inflamações no local.

Quais são os diferentes tipos de lavagem?

Primeiramente, é necessário lembrar que o procedimento, apesar de seguro, precisa receber a orientação do seu médico de confiança. Sobretudo quando os pais desejam realizar a lavagem nasal em bebês ou crianças menores. Afinal, caso a prática não seja bem direcionada, o adulto pode ferir as vias aéreas dos pequenos. Ou então, conduzir o muco para os ouvidos.

Portanto, é necessário total cuidado e responsabilidade no uso dos principais tipos de lavagem existentes. São eles:

  • De baixo fluxo, que recebe o auxílio de um spray de soro;
  • De médio fluxo, que conta com ajuda de uma seringa;
  • Por último, de alto fluxo, feito com garrafinhas de limpeza.

Geralmente, recomenda-se a prática entre uma a duas vezes ao dia. Ainda mais em pessoas que frequentam muitos ambientes fechados e são vulneráveis aos problemas recorrentes da baixa umidade do ar.

Qual o jeito certo de fazer a limpeza?

Primeiramente, escolha um dos diferentes tipos de lavagem. Antes de iniciar, assoe bem o nariz e lave cuidadosamente as mãos. Em seguida, fique com a cabeça ereta e introduza o jato do soro fisiológico. Normalmente, as secreções podem sair pela outra narina ou pela mesma.

Repita o mesmo processo no outro lado e, ao final, não lave a região com água, apenas com o soro. Afinal, esse tipo de atitude pode prejudicar sua respiração e provocar demais problemas na narina.

Quais são os benefícios diários da lavagem nasal?

Agora que você aprendeu que lavar o nariz com soro não faz mal, mostraremos alguns benefícios para você não ter medo da prática em pessoas de diferentes faixas etárias. Por exemplo, nos bebês, ela melhora a respiração e traz mais facilidade a eles no momento da amamentação.

Além disso, provoca uma melhora na qualidade de vida de muitas pessoas que sofrem com crises de rinite ou sinusite. Afinal, a lavagem mantém o fluxo de ar no nariz, previne infecções e ajuda a promover o bem-estar em tempos de clima seco.

Para finalizar esse esclarecimento de que lavar o nariz com soro faz mal ou não, lembre-se de focar em outras práticas que melhoram sua respiração e trazem mais vitalidade. Sob esse ponto de vista, livre-se do sedentarismo e busque uma vida ativa, com práticas saudáveis. Além disso, mantenha a casa sempre limpa e arejada.

Gostou deste conteúdo? Então não se esqueça de compartilhar o artigo nas suas redes sociais e incentivar outras pessoas a valorizar a própria saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima