Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Melhores alimentos com vitamina C para incluir na sua rotina

Não há como negar, a vitamina C tem ganhado mais espaço nas fórmulas farmacêuticas. Diversos produtos, principalmente aqueles feitos para a pele, já contém com vitamina C entre seus componentes. Dessa forma, esses dermocosméticos atuam no reforço de vitamina C no cronograma facial. Primordialmente, são os alimentos com vitamina C a principal fonte para se obter a quantidade nutricional necessária. Além de ser a forma mais diversificada de incluir esse nutriente na sua rotina.

Segundo especialista, a vitamina C é considerada um potente antioxidante. Também se destaca por fortalecer o sistema imunológico, isto é, aumenta a produção de glóbulos brancos. Assim como, também aumenta a quantidade de anticorpos no organismo. Para os atletas, o consumo de alimentos com vitamina C também minimiza danos musculares associados à produção de radicais livres.

Além disso, a vitamina C traz benefícios como o combate às doenças cardiovasculares, asma, gripes, resfriados e ainda retarda o envelhecimento da pele. Sendo assim, o consumo de alimentos com vitamina C é aconselhado para todas as idades. Por isso, seja nas frutas ou nos legumes, ela pode fazer parte de uma alimentação balanceada presente na rotina diária. Então, vejamos quais são esses alimentos ricos em vitamina C!

MORANGO

Ótima opção para as épocas mais frias do ano, o morango é uma excelente fonte de vitamina C. A fruta também é conhecida por ser rica em fibras. Aliás, outro benefício do morango, é que ele ajuda a proteger o coração e atua na diminuição do mau colesterol

LARANJA

Quando se fala em vitamina C, a laranja é um dos primeiros alimentos citados. Afinal, ela pode ser consumida em forma de sucos ou na alimentação por meio de seu consumo natural. Além disso, a laranja faz parte de diversas receitas, o que demonstra uma grande versatilidade que pode ser aproveitada.

ACEROLA

Essa pequena frutinha é potente: contém 3 vezes mais vitamina C que uma laranja. Também contém vitamina A, folato (vitamina do complexo B) e niacina. A ingestão de 5 frutinhas é ideal para atingir níveis satisfatórios de vitamina C. Além disso, a acerola tem poucas calorias.

LIMÃO

Um dos alimentos com vitamina C mais versáteis é o limão. Entretanto, é na sua casca que está concentrada maior parte do nutriente, o que exige que seu preparo leve em conta esse fator. Por exemplo, fazer um suco de limão batido com a própria casca garante a ingestão mais efetiva da vitamina. 

BRÓCOLIS

Presente nas mesas de muitos brasileiros, o brócolis não é só um dos alimentos com vitamina C, como também é fonte de fibras. Quando preparado no vapor, misturado no arroz ou nas saladas, o brócolis ainda oferece outro benefício: possui propriedade preventivas do câncer.

PIMENTÃO AMARELO

Incluir na alimentação o pimentão amarelo pode ser uma boa forma de variar o cardápio. Além de colorir o prato, o pimentão é um fruto rico em vitamina C e atua na inativação de radicais livres.

MEXERICA

Conhecida também como tangerina, laranja-cravo e bergamota, ela também entra para esta lista. Além disso, também possui vitamina A.

CAMU-CAMU

O principal diferencial do camu-camu é seu alto nível de concentração de vitamina C: 30 vezes a mais que a laranja e 20 vezes a mais que a acerola. É aconselhável seu consumo junto com frutas mais adocicadas, já que o camu-camu tem um gosto um pouco azedo. 

COUVE

São muitos os benefícios que o couve possui. Além de conter vitamina C, também é rico em fibras, vitamina K, cálcio, magnésio. Ao mesmo tempo, ajuda na manutenção da estrutura óssea e na coagulação de sangue. 

TOMATE

Outro favorito dos brasileiros, o tomate possui bons níveis de vitamina C e pode ser adaptado a diversas receitas. Na salada, nos lanches ou nos pratos principais, o tomate é uma boa maneira de atingir o consumo diário necessário de vitamina C.

Garantir que os alimentos acima façam parte da sua rotina, permite ter uma alimentação mais saudável e obter todos os benefícios que a vitamina C proporciona. A prática regular de exercícios físicos também é importante para uma vida mais saudável.

Quer receber artigos exclusivos como este, sempre em primeira mão? Curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram!

Referências: Beleza Extraordinária, Derma Club e Unimep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima