Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Você sabe para que serve o própolis? Nós explicamos!

A natureza oferece muitos ativos preciosos que podem beneficiar nossa qualidade de vida. Entre eles podemos citar o própolis, um alimento funcional resultante da coleta que as abelhas fazem de cascas, brotos, folhas e flores. Entretanto, para que serve o própolis?

Atualmente, diversas pessoas começaram a se interessar mais por produtos da medicina alternativa, que colaboram com o tratamento de várias doenças mentais e físicas. De maneira geral, essa abordagem ajuda na prevenção de determinadas patologias e afasta condições que desfavorecem o equilíbrio entre a mente e o corpo.

Sabendo disso, continue conosco e descubra quais são as características do própolis, que é bastante eficaz no bem-estar das pessoas.

O que é própolis?

Antes de saber para que serve o própolis, vamos conhecer um pouco das características dele. Por meio das patas e da mandíbula das abelhas, essa substância resulta de uma mistura entre a secreção salivar e o pólen coletado. Normalmente, esses insetos utilizam esse líquido na intenção de revestir a colmeia e vedar as aberturas, servindo de película protetora dos favos.

Ao mesmo tempo que higieniza o local, o própolis também carrega propriedades que ajudam em processos de limpeza do ser humano. E oferece proteção contra fungos, bactérias e vírus, atua como anti-inflamatório e tem um grande poder de cicatrização.

Quais os principais tipos de própolis?

Até agora deu para perceber que se trata de uma substância rica e serve de alternativa natural na prevenção ou no alívio de alguns sintomas virais. Mas existem três principais tipos de própolis: verde, vermelho e marrom. Vamos conhecer mais sobre eles?

O própolis verde tem propriedade anti-inflamatória, antimicrobiana, anestésica e é fundamental no processo de cicatrização. Já o vermelho tem efeitos antioxidantes, enquanto o marrom é antimicrobiano e o exemplo mais conhecido.

Normalmente, as substâncias são encontradas em diferentes formas farmacêuticas, o que facilita a adesão. O própolis colabora em tratamentos de acne, no controle dos níveis glicêmicos em casos de diabetes tipo 2, no tratamento de distúrbios gastrointestinais e nos cuidados ginecológicos.

Afinal, para que serve o própolis?

Primeiramente, queremos citar que o própolis é um grande colaborador no fortalecimento do sistema imunológico, pois dispõe de ação antioxidante e antiviral. Além disso, reduz inflamações por acelerar o processo de cicatrização de feridas. Desse modo, ele barra o crescimento e os efeitos nocivos das bactérias no nosso corpo.

Entretanto, um dos usos mais comuns está associado à saúde bucal, visto que a substância ajuda a reduzir os casos de aftas, gengivites e até colabora para o tratamento de herpes. Normalmente, aplica-se o produto entre 3 e 4 vezes ao dia, e o poder de cicatrização já é bastante aparente. 

Geralmente, ele se aplica diretamente sobre a pele ou é ingerido puro, ou diluído na água. Em relação à quantidade recomendada, é essencial pedir o apoio ao seu médico de confiança, já que existem contraindicações, principalmente no uso oral, que pode provocar alergias.

Neste artigo você aprendeu o que é e para que serve o própolis. Portanto, se você tiver interesse em usufruir desse produto para auxiliar na adesão de tratamento, converse com o seu médico para focar nessa solução.

Gostou deste conteúdo? Ajude mais pessoas a descobrir as propriedades e os benefícios desse recurso natural. Compartilhe nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima