Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

4 causas comuns para as dores no corpo

Buscando manter uma boa qualidade de vida, o equilíbrio entre a mente e o corpo nos proporciona bem-estar e disposição para realizar nossas tarefas diárias. Entretanto, quando as dores no corpo aparecem, vemos toda a nossa tranquilidade variar constantemente.

As dores podem afetar as pessoas de diferentes formas, mas sempre significam um incômodo provocado por diversas questões. Portanto, é importante conhecer as principais causas das dores no corpo e ir em busca de um médico de sua confiança. Continue conosco e confira abaixo alguns exemplos.

1. Problemas de tireoide

Entre os sintomas dos problemas de tireoide, estão as dores no corpo, a dificuldade no gerenciamento de peso, o cansaço excessivo e o inchaço nos membros. Bócio, Hipertireoidismo e câncer de tireoide são algumas condições relacionadas.

Diante disso, é preciso realizar o check-up médico com uma determinada frequência para avaliar qualquer irregularidade. Biópsia ou punção, exames de dosagem de hormônios e dosagem de anticorpos são os exames disponíveis para detectar problemas na tireoide.

2. Estresse e ansiedade

De maneira geral, o estresse e a ansiedade dificultam bastante o cotidiano das pessoas. Afinal, elas passam a ficar mais preocupadas, sem disposição e com o corpo tenso, deixando os músculos enrijecidos nos ombros, no pescoço e nas costas. Outra consequência é a procura por soluções a curto prazo que preencham o vazio que sentem. 

São comuns os casos de compulsão alimentar, pois comidas gordurosas ou cheias de açúcares se tornam a solução para trazer uma sensação de bem-estar imediata. Entretanto, esse hábito pode ser bastante nocivo, ajudando a desencadear inflamações no organismo, que provocam dores no corpo e síndrome metabólica.

É interessante optar por atividades relaxantes, exercícios e rever os hábitos alimentares, para focar no bom funcionamento do organismo e não ficar vulnerável ao aparecimento de doenças. Além disso, é válido investir em terapia e resolver questões internas que afligem e inibem o conforto desejado.

3. Má posição para o sono

A qualidade do sono é fundamental para a saúde física e mental. As preciosas 8 horas de relaxamento diário nos revitalizam e faz com que o corpo descanse devidamente. Entretanto, existem certas posições que podem causar dores no corpo, como dormir de bruços ou sem apoiar bem a cabeça.

É recomendado que pessoas que sofrem de refluxo gastroesofágico durmam sobre o seu lado esquerdo. Assim, é possível aliviar os sintomas e não ter tanto incômodo durante o dia. Fora isso, quem tem apneia do sono precisa evitar dormir de costas, pois a posição inibe a passagem do ar durante o sono. E quando não dormimos direito, todo o corpo sofre com cansaço e dores.

4. Gripes e resfriados

O descuido nos dias de inverno pode deixar o indivíduo vulnerável a doenças, já que a baixa umidade e o ar seco aumentam a probabilidade de infeções como gripes e resfriados. Consequentemente, dores no corpo, coriza e febre são sintomas comuns.

Para se proteger, é importante lavar as mãos com frequência, manter o sistema imune forte, evitar tocar no rosto quando estiver na rua ou em ambientes fechados e tomar a vacina contra a gripe. 

Por último, não se esqueça de conferir com seu médico se você dispõe de baixos níveis de vitamina D. Assim, ele poderá passar suplementos e uma dieta rica nessa substância para melhorar sua imunidade e evitar também dores no corpo. Outras causas que devem ser investigadas são: artrite, fibromialgia e doenças infecciosas.

Quer ter acesso a mais dicas? Então não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter. Ao cadastrar seu e-mail, você receberá conteúdos periodicamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima