Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Veja como cuidar dos cabelos brancos com dicas práticas

Em geral, as pessoas associam o embranquecimento dos cabelos com desleixo. Mas, desde que bem cuidados, deixar os fios grisalhos é uma prática cada vez mais recorrente, que representa personalidade e atitude. Contudo, é preciso saber como cuidar dos cabelos brancos.

Inegavelmente, homens e mulheres ficaram cansados dos gastos e das rotinas com tinturas, visto que é bem mais fácil aderir ao estilo grisalho e maximizar a beleza do cabelo. Desse modo, é fundamental focar em algumas práticas especiais para que o cabelo não fique quebradiço, poroso ou amarelado.

Quer aprender quais são? Então, continue conosco! Mostraremos abaixo em quais momentos os fios brancos começam a aparecer. Você também conhecerá dicas que vão ajudar a manter o bom aspecto da cor do cabelo. Boa leitura!

Por que os fios ficam brancos?

Com o tempo, a fibra capilar perde melanina e os fios brancos começam a aparecer. Normalmente, isso ocorre depois dos 35 anos. No entanto, outros fatores podem adiantar esse processo. A genética, o excesso de descolorantes e o estresse emocional são os principais exemplos. Contudo, doenças autoimunes, má alimentação e alterações hormonais também podem ser as causas.

Portanto, é interessante aprender como cuidar dos cabelos brancos. Caso contrário, eles poderão ficar amarelados e ressecados devido à falta de cuidados adequados. Então, é preciso adotar uma rotina de cuidados com a ajuda dos produtos corretos.

Qual a importância de ressignificar a velhice e os cabelos brancos?

A chegada da menopausa e outros processos da velhice nem sempre têm o mesmo impacto para todas as mulheres. Afinal, esse período também se caracteriza por processos que mexem muito com a saúde física e mental desse público. Entre eles, a síndrome do ninho vazio. 

Entretanto, além de saber como cuidar dos cabelos brancos, é necessário que todos saibam ressignificar o fato de assumir o envelhecimento. Qual seria o mal ligado a isso? Ao passo que se trata de um processo natural e que não necessariamente impossibilita essas pessoas de conquistarem o que desejam.

Em síntese, os homens sofrem com a diminuição dos níveis de testosterona ao decorrer da idade, e as mulheres com o fim da fertilidade. No entanto, a terceira idade é um novo ciclo que se inicia para novas descobertas. Ou seja, é um período para continuar a aprender, rever conceitos e ter novas visões sobre o cotidiano à nossa volta.

Por isso, assumir os fios brancos é uma oportunidade de dizer para si que você quer continuar a aprender e evoluir. Ao passo que sempre existem oportunidades para enriquecer a mente e ter uma vida cada vez mais próspera.

Como cuidar dos cabelos brancos e manter a beleza dos fios?

Sem dúvidas, o autocuidado é fundamental e melhora a autoestima. Não só na hora de saber como cuidar dos cabelos brancos, ele também é válido na adoção de uma dieta equilibrada e na prática de atividades físicas. Veja abaixo os cuidados que podem ser seguidos por quem deseja assumir o aspecto natural dos cabelos sem perder a beleza e vitalidade dos fios.

Busque shampoos específicos para cabelos brancos

O pigmento roxo ou azul de determinados produtos consegue anular o pigmento amarelado que pode surgir nos cabelos claros. Estes são produtos matizadores. Por isso, use shampoo roxo ou invista em um kit matizador de cabelo, que deve ser usado a cada 15 dias.

Reforce as hidratações para cuidar dos cabelos brancos

Para evitar o ressecamento do cabelo devido à perda de melanina, foque na hidratação e reconstrução. Usar leave-ins e óleos capilares também são ótimas medidas. Assim, os fios ficarão macios e sedosos conforme as etapas do seu cronograma capilar. Além disso, tome cuidado com os malefícios dos fatores externos. Por exemplo, raios UV, exposição às altas temperaturas e poluentes.

Se você sofre de queda capilar, também é importante saber as causas do problema. Afinal, pode ter relação com o metabolismo e o uso de determinados medicamentos. Outro fator é a ausência de vitaminas e nutrientes no corpo, que prejudicam a aparência dos fios. Portanto, tenha atenção a essas possibilidades e busque tratamento para ter cabelos lindos e hidratados.

Proteja os fios do sol e valorize o seu corte

É fundamental entender que a alta exposição ao sol pode desfavorecer o aspecto do cabelo grisalho. Afinal, os raios solares causam muita agressão aos fios e podem deixar as mechas mais amareladas. Por isso, use acessórios sempre que sair em dias ensolarados, como protetor térmico capilar, chapéu ou guarda-sol.

Além disso, corte os cabelos com uma determinada frequência. Essa ação ajuda a eliminar pontas duplas e demais agressões que o cabelo sofre. Valorize um corte que realce a sua beleza e contribua para a sua autoestima.

Tenha cuidado com o calor em excesso nos fios

A chegada do verão e as altas temperaturas sempre demandam um pouco mais de cuidado das pessoas. Em relação a como cuidar dos cabelos brancos, é interessante que o calor em excesso não deixe a raiz oleosa e facilite a produção de sebo na região.

Portanto, evite ao uso constante de secadores, mas se realmente precisar, seque o cabelo em uma distância de 30 cm. Além disso, só use chapinha ou babyliss se seu cabelo estiver seco. Assim, é possível evitar o aspecto quebradiço e fazer com que ele fique sedoso por mais tempo.

Como evitar que os fios amarelem?

Anteriormente, falamos sobre isso em relação a como cuidar dos cabelos brancos. O primeiro passo é usar o shampoo roxo na intenção de manter o cuidado constante e evitar que os fios fiquem amarelos. Aliado a isso, não se esqueça de seguir os conselhos de um profissional da beleza e estética da sua confiança.

Afinal, existem muitas pessoas que usam soluções que podem danificar a saúde dos cabelos. Portanto, não corra este risco e busque sempre ajuda de pessoas que realmente tenham experiência e saibam o que é necessário para deixar o seu cabelo cada vez mais vivo e sedoso.

Quais os melhores cortes para cabelos brancos?

O chanel é uma ótima opção para as mulheres que desejam optar por algo mais clássico e elegante. Entretanto, se você deseja ser mais empoderada, considere o corte em camadas. Ou então, para uma opção discreta e que não demanda de muito cuidado, o corte pixie é a solução ideal para melhorar seu visual.

Existem muitos ícones fashion da atualidade que você pode se inspirar para construir seu visual. Entre elas, podemos citar a escritora dinamarquesa Annika von Holdt, a influencer Grece Ghanem e a atriz Yasmina Rossi. Sem contar com o charme das brasileiras Marieta Severo, Fafá de Belém e Astrid Fontenelle.

Neste artigo, você aprendeu como cuidar dos cabelos brancos e os motivos que favorecem o embranquecimento dos fios. Então, comece agora mesmo uma rotina de cuidados e fique cada vez mais radiante com os produtos corretos.

Dito isso, conte com a Qualifarma SP na manipulação de produtos para o cabelo branco. Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima