Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Conheça as 7 maiores causas da queda de cabelo feminino

Apesar de normalmente ser considerado um problema masculino, a queda de cabelo  também faz parte da vida da mulher. Entretanto, perder alguns fios ao longo do dia é natural. Estima-se que cerca de 100 fios caem diariamente. Quando há uma queda de cabelo feminino maior, isso pode ser sinal de uma condição patológica que deve ser investigada por um médico, a fim de se evitar problemas maiores.

Diversas causas podem levar ao aumento da queda de cabelo feminino. Podem estar ligadas a um momento específico da vida da mulher, como a gravidez, ou uso de medicamentos. Hoje abordaremos as causas mais comuns e algumas causas específicas. Vem com a gente!

DEFICIÊNCIA DE VITAMINAS

Assim como o restante do corpo, o cabelo também precisa de vitaminas, proteínas e minerais para se manter saudável. A falta de ferro, por exemplo, atinge uma a cada 10 mulheres com idade entre 20 e 49 anos e causa a queda excessiva dos fios. Da mesma maneira, quando há falta de proteínas no corpo, pode haver uma interrupção no crescimento de fios. Sendo assim, é fundamental ter uma boa suplementação nutricional diária.

PÓS PARTO

São poucas as mulheres que perdem cabelo de forma acentuada durante a gravidez. A queda de cabelo feminino é mais observada após o parto, em que o organismo está se recuperando. Ou seja, uma reação normal à variação hormonal que ocorreu durante toda a gravidez e agora volta a se normalizar.

MEDICAMENTOS

São variados os medicamentos que têm como efeito colateral a queda de cabelo. Entre eles estão: os antidepressivos, anti-inflamatórios, anabolizantes, anticoagulantes entre outros. Aliás, as pílulas anticoncepcionais também entram nessa lista. Novamente devido às alterações hormonais que esse medicamento provoca.

HÁBITOS DE VIDA

Condições como estresse, má alimentação, sedentarismo e tabagismo podem refletir negativamente no cabelo. Assim como a adoção de dietas radicais, que provocam uma desnutrição e a perda rápida de peso, causando o eflúvio telógeno. Nesse quadro, há um queda de cabelo temporária, sinalizando que o corpo passou por uma grande mudança.

CALVÍCIE FEMININA

Também conhecida como alopecia androgenética, esse problema não causa apenas a queda de cabelo feminino, mas a sua perda desde o bulbo capilar. Condição similar à calvície masculina. No caso das mulheres, ela costuma se manifestar após a menopausa e tem influência do fator genético. Similar a esse problema, podemos citar também a alopecia areata, diferenciando-se da androgenética por ser uma situação transitória, podendo ser originada por estresse e, até mesmo, por uma condição autoimune.

PROBLEMAS COM O COURO CABELUDO

A seborreia, comumente chamada de caspa, costuma atingir o couro cabeludo e outras partes do corpo, como sobrancelhas. Ela pode ser intensificada por episódios de estresse e aumentar a queda de cabelo feminino. Doenças vinculadas à glândula tireoide, autoimunes, diabetes e micose também são outras causas. Por isso, o médico deve acompanhar o paciente que apresenta qualquer uma dessas condições.

EXCESSO DE QUÍMICA

Ao fazer qualquer alteração nos fios, como terapias capilares, alisamentos ou mudar a cor do cabelo, todo cuidado é pouco. Esses procedimentos podem causar danos às estruturas dos fios e causar a queda de cabelo. Dessa forma, é importante sempre fazer testes em uma mecha pequena do cabelo e procurar profissionais confiáveis para realizar essas mudanças.

Como vimos, variados problemas podem acometer o couro cabeludo e causar a queda de cabelo feminino. Por isso, é importante estar atenta à saúde dos fios, mantendo seu aspecto saudável e forte. No caso de doenças, procurar o auxílio médico para investigar o caso e realizar tratamentos.

Esperamos que você tenha gostado do tema de hoje! Para continuar lendo artigos relevantes como esse, assine nossa newsletter! Toda semana você receberá um novo conteúdo.

 

Referências: Dicas de Mulher e Beleza Extraordinária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima