Qualifarma

7 soluções naturais para dormir melhor

Há quem pegue no sono rápido, bastando apenas encostar a cabeça no travesseiro. Para outros, é uma batalha cansativa que na maioria dos casos se progride para insônia crônica. Infelizmente, o segundo caso tem se tornado mais comum devido às rotinas estressantes e ao trabalho prolongado, que se estende além da hora comercial.

Entretanto, existem soluções naturais para dormir melhor que envolvem desde hábitos diários saudáveis até compostos naturais.

Aliás, o uso de medicamentos para o sono têm sido rejeitado por muitas pessoas. Afinal, diversos deles possuem efeitos colaterais e, alguns podem até causar dependência química. Por isso, mais pessoas buscam produtos naturais ou melhores hábitos, em busca do sono reparador.

Além disso, com o maior uso de aparelhos eletrônicos, mais pessoas têm encontrado dificuldade para dormir. Dessa maneira, a insônia é uma condição que pode ser influenciada por fatores externos.

Neste artigo, apresentamos as principais soluções naturais para dormir melhor, sem que isso afete sua saúde. Veja a seguir!

MELATONINA

A melatonina é um hormônio que começa a ser produzido com a diminuição da iluminação. No entanto, com o surgimento da luz elétrica, essa substância responsável por dar a “sonolência” e diminuir a temperatura do corpo, não provoca essa indução do sono na presença das luzes artificiais.

Portanto, algumas pessoas têm sentido uma melhora no sono quando usam melatonina manipulada, disponível nas farmácias. Lembre-se de que todo medicamento deve ser indicado por um médico e receber todo o acompanhamento necessário.

RAIZ VALERIANA

Essa erva medicinal usada desde a antiguidade, têm solucionado diversos problemas com sono há muito tempo. Além disso, a valeriana também diminui a ansiedade. O ácido valerênico presente na erva inibe a quebra do ácido gama-aminobutírico no cérebro. Isso promove sensação de relaxamento e tranquilidade. É o mesmo princípio de alguns medicamentos contra a ansiedade.

CHÁ DE CAMOMILA

Além do chá de camomila ser delicioso, ele permite ter uma noite de sono profunda. Alguns estudos apontam que um de seus componentes, a apigenina, é a responsável por provocar o sono. Ela interage com o sistema nervoso central e provoca efeito de sonolência.

SUPLEMENTOS DE MAGNÉSIO

Com um consumo nutricional de magnésio adequado, a substância auxilia o cérebro a “desligar” e relaxar para dormir. É possível encontrar magnésio em alimentos como brócolis, espinafre, abacate, banana, nozes, entre outros. Entretanto, nas farmácias de manipulação, é possível encontrar suplementos de magnésio e complementar a quantidade diária necessária.

MUDANÇA DE HÁBITOS

Fatores externos ligados aos hábitos de vida podem alterar a qualidade e quantidade de sono. Um dos principais é o uso de computadores e celulares antes de dormir. A luz forte da tela e concentração exigida impedem que posteriormente o indivíduo pegue no sono facilmente. 

Portanto, é essencial não ficar entretido com o celular e outros aparelhos eletrônicos antes de dormir. Adotar outros hábitos como a meditação e a leitura são mais benéficos.

PRÁTICA DE EXERCÍCIOS

Entre as soluções naturais para dormir melhor, o exercício físico é um dos que mais oferece benefícios. Entre eles, o relaxamento dos músculos, melhora no condicionamento físico e aumento da disposição. Além disso, segundo um estudo da Appalachian State University, se exercitar de manhã permite ter mais ciclos de sono profundo.

BANHO QUENTE ANTES DO SONO

A prática relaxa os músculos e permite ter um sono de melhor qualidade. Segundo os pesquisadores Sung EJ e Tochihara J, o ideal é tomar o banho cerca de 90 minutos antes de dormir.

Na QualiFarma SP, temos as opções de fitoterápicos e suplementos citados para auxiliar na qualidade de sono! Entre em contato pelo WhatsApp e saiba mais. Clique aqui!

Referências: Mundo Boa Forma, Minha Vida e GreenMe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima