Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

3 cuidados com o cabelo no inverno para não sofrer com os fios

Os dias frios sempre demandam uma certa cautela das pessoas, principalmente quando é necessário evitar lugares fechados e com aglomerações devido às possíveis infecções virais. No entanto, é importante também manter os cuidados com o cabelo no inverno e a devida proteção da pele.

O ar seco e a baixa umidade costumam provocar algumas reações no nosso corpo. Dessa forma, é interessante adotar boas práticas no dia a dia em busca de se esquivar de doenças e manter uma boa aparência com produtos e soluções que deixem os fios saudáveis e sedosos nessa época do ano.

Por isso, continue conosco e veja nos tópicos abaixo os principais cuidados com os cabelos no inverno para não sofrer com os fios.

Como o clima sempre influencia o corpo?

O calor excessivo costuma provocar desidratação, insolação, lesões, muita irritabilidade e dificuldades de concentração. Dito isso, é necessário que no verão passemos a ingerir mais água, usar óculos de sol, protetor solar e optar por ambientes frescos na intenção de preservar a temperatura normal do corpo.

Assim, é possível garantir o bom funcionamento do organismo, a hidratação da pele e a saúde capilar. Aliado a tais pontos, é importante ter também cuidados com o cabelo no inverno. Caso contrário, eles ficarão quebradiços e sem vida. Este é um entre outros efeitos que o frio provoca.

Além disso, os dias de baixa temperatura costumam gerar más consequências no sistema cardiovascular e propagar o aumento da pressão arterial. Ou então, a descamação da pele e o seu ressecamento. Diante dessas situações, há soluções que ajudam a contornar os problemas de uma maneira prática e segura.

Quais os principais cuidados com o cabelo no inverno?

Apesar da correria do dia a dia e as alterações climáticas, há sempre um modo de manter a saúde e a boa aparência. Entretanto, é essencial seguir alguns passos e se comprometer a cuidar do couro cabeludo e da maciez dos fios. Para isso, siga as dicas abaixo.

1. Cuide do couro cabeludo e hidrate os fios

Como bem sabemos, não se deve passar condicionador no couro cabeludo. Apenas na extensão do cabelo. Isso porque pode deixar resíduos na região e provocar lesões. No entanto, a secura do tempo úmido pode trazer ressecamento e descamação, por isso massageie o local com óleos capilares antes da lavagem. A esfoliação do couro cabeludo e a hidratação dos fios também são importantes para garantir o crescimento e retirar células mortas.

Em todo caso, use produtos certos com o apoio de um dermatologista. Por último, é indicado não lavar o cabelo com água muito quente, já que essa prática pode retirar o óleo natural dos fios, tornando-os secos e sem vida. Prefira a água fria, mas se não for possível, ao menos morna.

2. Evite ficar de cabelo molhado

Quando não secamos bem os cabelos, aumentam as chances do surgimento de caspas e dermatite seborreica. Só que sair ao sol para secar os fios também não é uma boa ideia, pois pode desbotar a cor e deixá-los quebradiços e com frizz devido ao ar frio. Dito isso, tire o excesso da água com uma toalha. Desse modo, seque-o com cautela e movimentos suaves. Porém, se usar secador, faça com que ele fique distante do couro cabeludo e use protetor térmico.

3. Redobre os cuidados com cabelos pintados

Os cabelos coloridos demandam uma hidratação poderosa na intenção de não desbotar a cor e mantê-los saudáveis. Portanto, lave os fios cuidadosamente e use máscaras capilares adequadas para valorizar a vitalidade das madeixas. Produtos hidratantes e nutritivos são essenciais para a saúde capilar, evitando o ressecamento e aumentando a maciez e o brilho.

Por último, lembre-se de usar produtos com proteção solar, mesmo nos dias frios, e manter uma alimentação equilibrada. Também é importante beber ao menos 2 litros de água por dia. Assim, você garante a saúde capilar por meio da hidratação e dos cuidados com o cabelo no inverno que fazem toda a diferença na sua aparência.

Quer mais dicas? Então não deixe de se inscrever na nossa newsletter e receber conteúdos que melhoram sua saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima