Qualifarma
Pesquisar
Close this search box.

Como perder peso rapidamente e com saúde: É possível?

Segundo especialistas, pessoas que conseguem perder peso de forma ágil, geralmente aderiram à dietas restritivas sem orientação médica. Dessa forma, é comum a dúvida: como perder peso rapidamente sem que isso cause riscos para a saúde? E talvez, a primeira dica já seja uma conhecida, é necessário ajustar os hábitos alimentares e praticar exercícios. Afinal, é preciso que o corpo gaste calorias ou consuma menos, sem que isso cause um déficit nutricional. 

Além disso, para chegar no peso desejado, é preciso ter paciência. Uma dieta é uma maneira gradativa de melhorar os hábitos de vida e depende de esforços contínuos. Assim como, é preciso entender que é possível alcançar uma forma física melhor comendo alimentos apetitosos. 

Então, vamos para o que interessa! Veja como perder peso rapidamente e com saúde!

REDUZA O CONSUMO DE AÇÚCARES E CARBOIDRATOS SIMPLES

O indicado é consumir esse tipo de alimento em uma quantidade de 20 a 50 gramas. Isso porque ao diminuir a ingestão de açúcares, o corpo começa a buscar energia na gordura acumulada, iniciando a sua eliminação. 

AUMENTE A SACIEDADE

As fibras são o segredo! Os alimentos desse grupo aumentam a saciedade e a fome demora mais a aparecer. Entre as principais fontes de fibras estão: centeio, aveia, frutas, lentilha, feijões, ervilha, grão de bico, chia, linhaça, semente de abóbora e cereais integrais.

HIDRATE-SE

Beber água é uma etapa fundamental para quem se pergunta como perder peso rapidamente. Essa é uma forma de diminuir a fome, o inchaço do corpo e aumentar a eliminação de toxinas que prejudicam o gerenciamento de medidas. É recomendável beber entre 2 a 3 litros de água.

ESCOLHA PRATOS VARIADOS

Um dos maiores obstáculos de quem deseja perder peso rapidamente é cair na monotonia alimentar. Aliás, esse acaba sendo um motivo para desistir da dieta e voltar para o cardápio antigo. Entretanto, é preciso planejar uma dieta que contenha pratos prazerosos, saudáveis e fáceis de preparar. Portanto, trocar alimentos calóricos por outros de menos calorias, fazer refeições pequenas e com intervalos menores, também são formas inteligentes de perder peso.

CONSUMA ALIMENTOS QUE ACELERAM O METABOLISMO

O metabolismo é a maneira como o corpo gasta energia. Sendo assim, quanto mais rápido ele se comporta, mais calorias são queimadas. Existem alguns alimentos que aceleram o metabolismo, tente incluí-los na sua rotina. Entre eles, a canela, o gengibre, o chá-verde, a pimenta e o café.

DIMINUA O CONSUMO DE SAL E AÇÚCAR

Tanto o sal quanto o açúcar devem ser consumidos com cautela. Em excesso, o sal aumenta os riscos de hipertensão e a retenção de líquidos. E o açúcar aumenta o acúmulo de gordura, em especial, na região da barriga. Dessa forma, é preciso evitar refrigerantes, pães, massas, bolos e doces.

Além disso, é preciso ter cuidado na hora de praticar exercícios. Antes, é necessário passar por uma avaliação médica para verificar as condições de saúde, assim como fazer uma planejamento alimentar adequado às necessidades energéticas.

Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter e receba toda semana artigos relevantes para sua beleza, saúde e bem-estar.

Referências: Minha Vida, Women’s Health e Metro Jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima