Quer saber como funciona a homeopatia? 4 Fundamentos.

São inúmeros os tratamentos de saúde conhecidos pela humanidade, os mais remotos estudos já revelavam o poder curativo de diversas substâncias. Sobretudo, as terapias homeopáticas ainda despertam bastante dúvida e curiosidade. Muitas pessoas sequer têm ideia de como funciona a homeopatia, e é sobre isso que vamos falar hoje.

Reconhecida como um tratamento alternativo e complementar pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a homeopatia tem soluções para quase todas as doenças, incluindo os distúrbios psicológicos. Ademais, no Brasil, a prática é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Além do que o imaginário comum sugere, a homeopatia não tem suas origens em conhecimentos populares. Logo, pode ser até confundida com a fitoterapia, medicina baseada nos vegetais.  Antes de mais nada, é preciso saber que ela foi criada pelo alemão Samuel Hahnemann e segue específicos princípios científicos. Então, quer saber como funciona a homeopatia? Continue a leitura! 

COMO FUNCIONA A HOMEOPATIA

É um método terapêutico que atua por meio dos estímulos, incentivando o organismo a se curar. Isso significa que busca reequilibrar a energia vital do indivíduo. Aliás, a homeopatia trabalha com doses infinitesimais, ou seja, o medicamento ou princípio ativo, é diluído ao máximo em água. 

Assim, são utilizados mais de 2000 remédios diferentes, sejam eles de origem animal, mineral ou vegetal. E a principal lei que rege a homeopatia, é a dos semelhantes, na qual são utilizadas as mesmas substâncias que causam uma doença, também para o seu tratamento. Em seguida, você conhece os quatro princípios da prática.

OS FUNDAMENTOS DA HOMEOPATIA

A homeopatia tem como base quatro leis, conheça cada uma delas:

Lei dos semelhantes: Como foi dito, o desequilíbrio causado por uma doença pode ser curado pelas próprias substâncias dessa doença. Em síntese, existe um exemplo clássico: o veneno que pode causar enxaquecas, em doses mínimas, pode curar outra pessoa que sofre com o problema. Por isso que se diz a frase, “o veneno cura em doses homeopáticas.”

Experimentação: Consiste na premissa que os remédios homeopáticos devem ser usados primeiro em pessoas saudáveis. Se os resultados forem positivos, então poderiam ser usados em pacientes doentes. Essa era uma forma de verificar os efeitos do medicamento e, se possível, identificar qual dosagem seria adequada.

Doses mínimas: Determinado medicamento é diluído ao máximo, sendo assim, quanto menor a quantidade dessa substância, mais eficaz é o seu poder de cura.

Medicamento único: O objetivo desta lei é que se faça o uso de um medicamento por vez, sendo escolhido aquele que soluciona a maior parte dos sintomas apresentados pelo paciente.

DOENÇAS QUE PODEM TRATADAS

É preciso lembrar que os remédios homeopáticos não substituem os remédios convencionais, também chamados de alopáticos. Afinal, a homeopatia é um tratamento complementar que deve ser orientado por um médico. Portanto, conheça quais são as doença mais comuns tratadas pelos homeopáticos:

  • Asma e bronquite
  • Gripe
  • Sinusite
  • Rinite
  • Tosse
  • Reumatismo
  • Dengue
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Compulsão alimentar
  • Insônia

Para obter um tratamento homeopático, deve-se buscar orientação de um médico homeopático. Assim, ele considerará o estado físico e emocional do paciente. Enfim, ele prescreverá uma receita médica com um medicamento que além de curar ou aliviar os sintomas, irá proporcionar a retomada do equilíbrio energético. 

Dessa maneira, cada receita homeopática é única e indicada somente para o paciente que passou pela consulta. É na farmácia de manipulação que são produzidos os medicamentos homeopáticos, seguindo todas as especificações delimitadas pelo médico.

Gostou de saber mais como funciona a homeopatia? Compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais!

Referências: Guia da Farmácia e Portal Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima